A lista, que teve participação de 16,6 mil acadêmicos em 144 países, traz três universidades norte-americanas e duas britânicas. Confira abaixo as vencedores, saiba quais são os cursos tecnológicos que elas oferecem e como funcionam os processos de admissão.
1º lugar: Harvard
Dentro do departamento de engenharia existem cursos como computação aplicada e ciência da computação. A universidade oferece cerca de 3,5 mil cursos em 40 áreas e possui um excelente sistema de bibliotecas, com mais de 17 milhões de livros.
Para entrar na universidade não é preciso se submeter a um vestibular. O comitê de admissão da instituição analisa as notas obtidas pelos alunos durante o ensino médio, o nível de envolvimento com a comunidade local, atividades extracurriculares e experiência de trabalho.
Um representante do escritório de admissões da Harvard costuma visitar cidades brasileiras para dar detalhes sobre o processo seletivo e bolsas oferecidas pela universidade. Há diversas etapas que incluem entrevistas e proficiência de inglês que, aliás, precisa ser comprovada pelo exame TOEFL (Test of English as a Foreign Language).
2º lugar: MIT
O processo de admissão avalia desempenho no ensino médio, habilidades acadêmicas e comunicação. O MIT busca pessoas com verdadeiro compromisso com a sociedade e que possuam interesse em diversos temas, como artes, músicas e esportes. Liderança, iniciativa e determinação também são importantes. O aluno interessado deve ter seu nível de inglês mensurado pelo TOEFL.
3º lugar: Cambridge
Para ser admitido, o interessado deve realizar uma prova com três ou quatro matérias. Além de avaliar a nota, a universidade avalia também sua capacidade de discussão sobre os temas.
Os estudantes estrangeiros precisam realizar pelo menos uma das provas de proficiência em inglês: o IELTS (International English Language Testing System) com nota acima de 7,5 ou o Cambridge Certificate of Proficiency com a nota mínima B. A universidade ainda exige carta de recomendação, avaliação do histórico escolar e entrevistas com os candidatos.
4º lugar: Oxford
Esta outra universidade britânica coleciona nota de ensino de 75,8 pontos e possui atualmente 12 mil alunos nas instalações em Oxford, Reino Unido. A instituição é a mais antiga universidade de língua inglesa do mundo. Na área de tecnologia, Oxford oferece cursos de Ciência da Computação, Base de Dados, Linguagem Computacional e outros.
Por meio de um formulário online você realiza a inscrição para estudos de graduação e pós-graduação. É necessário, no entanto, apresentar documentos para avaliação acadêmica, como histórico escolar e atividades extracurriculares. A faculdade também exige testes de proficiência em inglês reconhecidos pela universidade, como IELTS ou TOEFL.
A universidade possui um dos maiores índices de universitários internacionais do mundo: 14% de seus estudantes não são ingleses.
5º lugar: Berkeley
Para ser considerado um candidato apto para admissão, o estudante internacional deve apresentar certificado de conclusão da escola secundária e realizar dois anos do programa A-Level com, no mínimo, três exames acadêmicos, diploma do programa IB ou outro currículo acadêmico semelhante.
A proficiência em inglês comprovada por exames TOEFL ou IELTS também é necessária, assim como o visto de estudante norte-americano.
Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/saiba-como-fazer-os-melhores-cursos-de-ti-do-mundo/33018
Nenhum comentário:
Postar um comentário